O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, realizado em 1° de dezembro, busca reforçar o combate contra o vírus HIV, por meio da informação e sensibilização da população. Devido a sua importância, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou um dia D no Calçadão do Terminal Urbano.

Durante o Dezembro Vermelho, serão realizadas diversas ações voltadas para as orientações acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo vírus HIV. A AIDS é o estágio mais avançado da infecção, que ataca o sistema imunológico.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, essa iniciativa vem mostrar à população o que tem sido ofertado pela gestão em relação às infecções sexualmente transmissíveis (IST), para que fiquem sabendo que existem métodos de prevenção e tratamentos.

“Estou super feliz porque é uma determinação do nosso prefeito Tião Bocalom que todos os secretários saiam das quatro paredes… E lá vai uma dica, para você que foi acometido por uma alguma IST, não se apavore, não é o fim do mundo, porque através do Ministério da Saúde, nós temos todos os medicamentos, bem como o tratamento psicológico. Então está tudo dentro da rede do município para te acolher, para que você tenha uma vida normal e prolongada”.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2007 e junho de 2023, foram notificados mais de 400.000 mil casos de infecção pelo HIV no Brasil. A maior incidência é entre homens na faixa etária entre 25 e 39 anos.

A novidade deste ano são os medicamentos disponíveis na rede pública que somam aos métodos de prevenção. A PEP é o uso de medicamento anti-HIV em caráter de urgência, após uma situação de risco, por somente 28 dias. Já a PrEP é o uso programado, ou seja, a pessoa começa a tomar antes da próxima exposição e toma por um tempo indefinido que depende de vários fatores, como explicou a coordenadora da área técnica de IST da Semsa, Francisca Ribeiro.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

“É um medicamento de uso contínuo, ele pode usar com bebida alcoólica, não tem problema nenhum, é um compromisso por dia e ele pode ter relação sexual ou qualquer outra coisa sem o uso do preservativo. Mas, ressaltando que este meio de prevenção, só previne o HIV. Outras doenças como sífilis, hepatites, as gonorreias e outras infecções transmitidas através do sexo, ele não previne”.

Além da campanha de conscientização, também foram ofertados serviços como testes rápidos, distribuição e orientações sobre o autoteste do HIV, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e vacinas.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Bom, isso é muito importante porque às vezes não conseguimos ir tomar a vacina no posto de saúde e ao passarmos aqui podemos tomar. Muito importante e bonita essa ação, eu gostei”, disse a aposentada Gleice da Cunha.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet