A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da diretoria de Vigilância em Saúde, promoveu entre os dias 20 e 22, um curso sobre Vigilância e Controle da Equinococose Policística, também conhecida como doença da paca.

O curso foi ministrado para agentes de controle de Zoonoses, agentes de combate a Endemias e agentes comunitários de Saúde que trabalham em comunidades rurais e para alunos de medicina e medicina veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac) por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e Ufac, como parte das atividades do projeto Vigilância e Controle de Doenças Negligenciadas Endêmicas do Estado do Acre.

Equinococose Policística, na Região Norte, é uma doença zoonótica causada pelo estágio larval de tênias de helmintos do gênero Echinococcus, que possui como hospedeiros intermediários a paca e a cutia e como hospedeiros definitivos cães selvagens e o cão doméstico.

O parasita é introduzido no ambiente doméstico por meio da caça de subsistência, onde moradores de comunidades rurais descartam as vísceras da paca e da cutia para os cães domésticos que se infectam e liberam os ovos do parasita nas fezes. O ser humano se infecta por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.

A agente de Controle de Zoonose, Denize Araújo, comentou sobre a importância do curso para o município. “Este curso foi muito importante, porque é o primeiro realizado no estado do Acre e por abordar uma doença desconhecida na nossa região e nós como profissionais da zoonose precisamos desses conhecimentos para orientar a população rural”, explicou.

“O curso foi de muita riqueza em conhecimento sobre a doença, uma vez que eu nunca tinha ouvido falar sobre ela. Aprendemos todo o processo que um profissional de saúde precisa saber sobre o assunto abordado no curso”, complementou.

Dulcineide Souza, agente de Controle de Endemias e responsável técnica pela área de educação e comunicação em saúde da Diretoria de Vigilância e em Saúde.

A “Doença da Paca” é uma doença negligenciada com a maioria dos casos do Brasil provenientes da região amazônica, sendo que no estado do Acre existe o maior número, com mais de 123 casos registrados.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet