A Prefeitura de Rio Branco deu mais um passo significativo na sua política de assistência à população em situação de rua, na manhã desta segunda-feira (20), ao iniciar uma nova turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A aula inaugural ocorreu no Centro Pop e contou com a presença dos novos alunos, professores, equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme), representantes do sistema de justiça e entidades. O evento foi marcado por discursos emocionantes e renovação de esperança para os participantes.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Chaves, expressou sua gratidão aos responsáveis e destacou a importância de ações conjuntas para melhorar as condições do atendimento às pessoas em situação de rua.

“A turma do EJA é um exemplo de uma ação que envolve trabalho conjunto, unindo várias secretarias municipais, entidades e o sistema de justiça, assim como a oferta do tratamento odontológico semanal e clínico com a equipe do Consultório de Rua que estará no Centro Pop todas as quintas-feiras. Agora estamos disponibilizando mesas e cadeiras no espaço da unidade para que essas pessoas façam suas refeições com mais conforto e dignidade. Na semana passada demos início ao recadastramento geral da população em situação de rua que vai possibilitar uma melhor avaliação para planejar e atuar com mais eficiência. São ações efetivas que estão acontecendo porque estamos ouvindo o sistema de justiça, entidades e a própria população que procura benefícios sociais.

Talles Ferreira, promotor de direitos humanos e cidadania do Ministério Público do Estado, destacou a importância de garantir dignidade e autonomia para as pessoas em situação de rua.

“Precisamos garantir dignidade e autonomia preservando as suas histórias. No momento, estamos presenciando o resgate das funções do próprio Centro Pop, que deve ofertar um acolhimento digno, encaminhando-os aos serviços públicos como educação e saúde. O plano de ação da prefeitura para a execução das políticas voltadas à população em situação de rua é muito cuidadoso, bem elaborado e vamos ajudar a cumpri-lo.”

Zélia Mendonça, diretora de ensino da Seme, destacou o desafio e a importância especial desta nova turma da EJA.

“Estamos iniciando esta etapa que vai da alfabetização ao quinto ano. A turma do Centro Pop é sempre um desafio devidos as condições de alta vulnerabilidade dos alunos, mas a prefeitura está pronta para realizar mais um bom trabalho com o professor Igor, que já é experiente para a função. Esperamos que todos consigam concluir, receber o diploma e ter uma nova oportunidade.”

Aluno da última turma da EJA, que se formou e saiu da situação de rua graças a uma oportunidade de trabalho oferecida pela gestão municipal, Gilson Kennedy, deixou uma palavra de incentivo aos novos alunos.

“Quero dizer a todos que não desistam. A vida na rua é marcada por muito sofrimento, preconceito, fome, sede, frio. E acreditem quando eu falo que o estudo pode te livrar de todos os vícios. O Centro Pop me ajudou, e sou muito grato ao prefeito Bocalom porque me deu um emprego e transformou minha vida. Agora não estou mais na rua. Estou em transformação,” afirmou.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet