A destinação correta dos resíduos sólidos é um dos grandes gargalos para os municípios em todo país. No Acre, somente a capital tem um aterro sanitário que atende a todas as normas ambientais. A unidade de resíduos sólidos de Rio Branco é considerada referência no estado e tem se destacado pelo seu compromisso com a preservação ambiental e a gestão eficiente dos resíduos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, o aterro recebe diariamente 210 toneladas de lixo por dia, em torno de seis mil toneladas por mês.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)

“A gente faz todo esse tratamento, tanto de logística reversa de pneus que são espalhados por nossa cidade como os resíduos sólidos produzidos pelas residências da nossa cidade. Nós temos também aqui reciclagem de papelão, de garrafa pet”, diz o secretário.

Nesta sexta-feira (6), gestor樂威壯 es municipais visitaram a unidade. Durante a visita, os prefeitos puderam observar de perto as tecnologias utilizadas no tratamento, bem como os programas de reciclagem e educação ambiental desenvolvidas. O prefeito Tião Bocalom, que também é presidente da Associação dos Prefeitos do Acre, foi o anfitrião.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)

Na ocasião, o prefeito apresentou um projeto alternativo para resolver o problema da destinação dos resíduos sólidos no Acre. O aterro consorciado une os municípios acreanos na solução do problema que se arrasta há anos em todo o país e o Acre poderá ser referência na solução.

Consorciar o destino do lixo entre os municípios é um projeto que está sendo construído pela Associação dos Prefeitos do Acre em parceria com a bancada federal.

“Estamos aqui para mostrar para os nossos prefeitos como é feita a destinação dos resíduos sólidos. Esse é o modelo correto de se fazer”, disse o prefeito.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)

Todos os 21 municípios do Acre, fora a capital, têm sofrido com a destinação de resíduos sólidos explicou o prefeito lembrando que o município recebeu ajuda do senador Alan Rick para a vinda de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional para a elaboração de um projeto que envolve estudo de viabilidade em todos os municípios do estado.

O representante do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional veio ao Acre conhecer a unidade de tratamento de Rio Branco e consolidar a construção do projeto.

“Eu acredito que no primeiro semestre do ano que vem nós já vamos ter esse projeto indicando essa quantidade de aterros e onde eles ficarão”, anuncia Denilson Campelo, diretor do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Para os prefeitos, a visita à unidade de resíduos sólidos de Rio Branco serviu como um importante estímulo para a busca por soluções sustentáveis e eficientes na gestão dos resíduos, visando preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população acreana. Para o representante do município de Cruzeiro do Sul, a ideia do consórcio une os municípios do Juruá na solução do problema em comum.

“Cruzeiro do Sul hoje nós podemos dizer que é referência em coleta e transporte. No entanto, quando a gente fala da destinação, realmente a gente não atende com aquilo que preconiza a lei”, reconhece o secretário de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Igor Neves.

Já os municípios próximos à capital usarão a estrutura da unidade de tratamento de Rio Branco para a destinação correta dos resíduos sólidos.

“Capixaba, junto com Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, Plácido de Castro e Acrelândia com certeza irão destinar os resíduos aqui para Rio Branco”, diz o prefeito de Capixaba, Manoel Maia.

Após a apresentação do funcionamento da unidade de tratamento aos prefeitos, toda a comitiva conheceu in loco os serviços. O diretor do Ministério de Desenvolvimento e Integração Nacional agradeceu o convite e destacou o trabalho e comprometimento da equipe que cuida da estação de tratamento.

“Isso aqui já tem um desenho de primeiro mundo. A responsabilidade com que são tratados os resíduos sólidos no município de Rio Branco serve de espelho para os outros projetos que vamos tocar. Com certeza, esse projeto dos 22 municípios do consórcio do estado do Acre vai reverberar no mundo quanto o que vai ser entregue para a população, principalmente porque estamos na Amazônia”.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet