Seis bairros foram visitados: Cidade Nova, Quinze, Taquari, Base, Aeroporto Velho e Ayrton Senna (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Durante a manhã deste sábado (01), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do tenente coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, e vereadores, percorreu em embarcação da Marinha do Brasil os bairros atingidos pela cheia do rio Acre. Seis bairros foram visitados: Cidade Nova, Quinze, Taquari, Base, Aeroporto Velho e Ayrton Senna. De acordo com o prefeito e a Defesa Civil, pode-se considerar essa a maior enchente em termos de proporção de desastre.

Tião Bocalom: “Podemos considerar a maior enchente em proporção de desastre” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Olhando tudo isso dá para ver que nós estamos na maior tragédia já acontecida em Rio Branco com o nosso rio Acre e os seus Igarapés. A situação é desoladora, é muito triste, a gente vê que produtores rurais perderam tudo, perderam seus plantios. Agora há pouco nós vimos o produtor que perdeu seus peixes, outro produtor que perdeu o que tinha dentro de casa, então realmente é uma tragédia”, avalia o prefeito.

A Prefeitura de Rio Branco disponibilizou recursos para atender as famílias afetadas. Mais de mil servidores do município estão trabalhando intensivamente para dar suporte à estrutura de apoio às pessoas em situação de alagamento. “Dizer que temos condições de resolver de uma vez, não temos, e ninguém tem, mas estamos fazendo o possível”, disse Bocalom, agradecendo a contribuição de todos: servidores da prefeitura, governo do Estado, governo federal, e da sociedade como um todo.

Falcão: “Também estamos averiguando balseiros que ameaçam a segurança da ponte” (Foto: Val Fernandes/Assecom

O tenente-coronel Claudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, ressaltou que a visita de reconhecimento foi uma solicitação do prefeito e, por meio dela, foi possível verificar que o cenário está se agravando a cada dia. “Além dos bairros, estamos averiguando também a questão de balseiros que ameaçam a segurança da ponte e, junto com o prefeito, para que ele possa ter uma dimensão e tomar as decisões com o que está acontecendo aqui”.

De acordo com coordenador municipal da Defesa Civil, o rio está subindo numa velocidade muito grande nas últimas horas. Até o momento são 40 bairros atingidos, com tendência a aumentar. O número de pessoas afetadas pela enchente em Rio Branco passou de 48 mil para 56 mil. Três mil pessoas estão nos abrigos, em torno de 1,5 mil famílias desalojadas, o que representa entre 4.500 a 5.000 pessoas.

Na zona rural, há comunidades isoladas, passando de mil o número de famílias atingidas, em torno de 5 mil pessoas afetadas. O coordenador afirma, ainda, que os números mudam a todo instante. “Nós tivemos em outras inundações um nível maior do que nós temos hoje nesse momento, contudo as proporções e a forma como se deu são totalmente atípicas. Nós tivemos transbordamento de Igarapés e transbordamento do rio no mesmo dia e, desta vez, o rio Acre não deu aviso e saiu de uma cota de 8,90m para 16m ultrapassando rapidamente as cotas de atenção, de alerta e de transbordamento, tudo isso trouxe muitas dificuldades para que a gente prestasse socorro adequado”, explica Cláudio Falcão.

De acordo com a Defesa Civil, nas cabeceiras de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri o rio está baixando, mas há aumento no riozinho do Rola e em Capixaba, elevando consequentemente o nível do rio na capital, que em momento algum apresentou sinal de vazante. Seu Mário, de 65 anos é agricultor e ribeirinho. Sua propriedade fica próxima ao ramal Juarez Tavares. Ele está abrigado na casa da vizinha até poder ir para a casa da filha, que mora próximo ao centro de Rio Branco. Ele explica que sua plantação, assim como a casa, está debaixo d’água.

“O nível da água dentro de um dia subiu 7 metros. As minhas plantações já perdi tudo, a banana, a macaxeira, as verduras que plantei estão tudo debaixo d’água. A casa também já está debaixo d’água. As galinhas estão tudo na terra alta. O colchão está trepado no teto, acho que não vai chegar lá não, né? espero que não”, conta o agricultor.

Para a vereadora Lene Petecão esta visita institucional, proposta pelo prefeito na Câmara dos Vereadores, foi muito acertada para que se possa visualizar o que poderá ser feito. “A nossa casa está aberta para aprovar os melhores projetos em apoio ao nosso povo que está necessitado”. O vereador João Marcus Luz destaca que “a prefeitura está chegando nas pessoas, estão sendo construídos novos abrigos, realizando mutirões, unindo forças com o Estado. “Quero destacar a união das pessoas nesse momento. Tem muita gente ajudando outras pessoas”.

Ao retornar da visita de reconhecimento, o prefeito se encontrou com os deputados federais cel. Ulisses de Araújo e Eduardo Velloso, que também estavam percorrendo as áreas alagadas. O objetivo é também colher informações para auxiliar a população através de emendas parlamentares após o término da enchente.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet