Ainda que a Alexa tenha sido lançada há mais de 10 anos, existem diversos recursos e funcionalidades que a maioria dos usuários desconhece ou não sabe como ativar

Não é novidade que a Alexa é a assistente virtual da Amazon e está disponível em smartphones, smart TVs, lâmpadas inteligentes e outros eletrônicos. Em aparelhos Echo, como os Echo Dot e Echo Pop fabricados pela própria empresa, ela é capaz de executar tarefas que vão desde responder a simples perguntas a criar rotinas de funcionamento para dispositivos de casas inteligentes. Ainda que a Alexa tenha sido lançada há mais de 10 anos, existem diversos recursos e funcionalidades que a maioria dos usuários desconhece ou não sabe como ativar. Inclusive, as skills da assistente são atualizadas constantemente, algumas até com ajuda de inteligência artificial (IA). Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com oito coisas legais que a Alexa é capaz de fazer.

Confira quais serão os tópicos abordados na matéria:

  1. Toque músicas em salas diferentes
  2. Peça para a Alexa vigiar a sua casa
  3. Crie grupos de aparelhos
  4. Faça a Alexa reconhecer diferentes vozes
  5. Peça para Alexa reconhecer uma música
  6. Use a Alexa como controle remoto da TV (se tiver um Fire TV)
  7. Peça para a Alexa responder às suas mensagens
  8. Crie rotinas

1. Toque músicas em salas diferentes

Para usuários que possuem mais de um dispositivo Echo posicionados em cômodos diferentes, é possível pedir a Alexa para tocar uma música em todos ao mesmo tempo. Essa funcionalidade pode ser especialmente útil durante festas e confraternizações, em que existe uma concentração maior de pessoas. A assistente virtual ainda permite dividir o áudio para que o canal esquerdo toque em uma caixinha e o direito em outra, oferecendo uma verdadeira reprodução estéreo 2.1.

Para isso, é preciso certificar-se que todos os dispositivos Echo da sua residência estejam conectados à mesma rede Wi-Fi. Depois é necessário configurá-los, acessando o app da Alexa no smartphone. Após seguir as instruções e finalizar a configuração, é só controlar os dispositivos por meio de comandos de voz.

2. Peça para a Alexa vigiar a sua casa

Nem todos usuários sabem, mas além de tocar músicas e responder perguntas, a Alexa também pode ajudar na proteção de residências. Isso é possível graças à funcionalidade Alexa Guard, que promete utilizar tecnologia de captação de áudio de dispositivos Echo para detectar incidentes e possíveis ameaças.

Na prática, o recurso é ativado pelo comando de voz “Alexa, estou saindo”. Após isso, os dispositivos enviam notificações para o dono do imóvel caso sejam detectados ruídos como uma janela sendo quebrada, ou um alarme de incêndio disparando. Além disso, é possível conectar outros aparelhos smarts à funcionalidade. Por exemplo, lâmpadas inteligentes podem simular a presença de pessoas no imóvel ligando e desligando as luzes.

3. Crie grupos de aparelhos

Em vez de controlar cada dispositivo individualmente com a Alexa, você pode usar um único comando de voz para controlar todos os dispositivos em um grupo. Por exemplo, a frase “Alexa, acenda as luzes da sala de estar” acenderá todas as iluminações atribuídas a esse grupo. O contrário também ocorre, já que ao sair de casa, você pode dizer “Alexa, desligue tudo” para desligar todos os dispositivos de um conjunto.

Agrupar dispositivos que frequentemente são usados juntos permite um controle mais eficiente. Uma dica, é separar os aparelhos por cômodo ou tipo de atividade. Por exemplo, um grupo “Cinema em Casa” pode incluir a TV, sistema de som e luzes da sala, configurados para ativar com um único comando.

4. Faça a Alexa reconhecer diferentes vozes

Os dispositivos Echo equipados com Alexa também têm a capacidade de reconhecer diferentes vozes, permitindo uma experiência mais personalizada para cada usuário. Quando a Alexa reconhece uma voz específica, ela pode fornecer respostas personalizadas com base nas preferências, rotinas e informações pessoais de cada usuário. Essa funcionalidade, que também é ativada através do aplicativo do assistente de voz, permite que vários membros da família ou colegas de casa interajam com a Alexa de forma personalizada, sem necessidade de configurar manualmente as preferências toda vez.

5. Peça para Alexa reconhecer uma música

Todos sabem que um dos pilares do funcionamento da Alexa é a reprodução de playlists por meio de aplicativos de streaming como o Spotify. Porém, poucos têm conhecimento que a assistente virtual também pode ajudar a reconhecer certas músicas que você não lembra o nome.

É possível cantarolar uma parte da música e perguntar: “Alexa, que música é essa”. Em seguida, a assistente virtual vai tentar te ajudar a descobrir. Inclusive, após reconhecer, a Alexa pode sugerir playlists com faixas semelhantes ou artistas relacionados, ajudando os usuários a descobrir novas músicas que correspondem ao seu gosto.

6. Use a Alexa como controle remoto da TV

Usar a Alexa como controle remoto para a TV, especialmente com um dispositivo Fire TV Stick, oferece uma conveniência significativa e uma experiência de uso aprimorada. Além de dispensar o uso das mãos, há a integração perfeita com o ecossistema de casa inteligente, permitindo criar rotinas que envolvem vários dispositivos. Por exemplo, você pode configurar uma ordem de “Filme” que apaga as luzes, liga a TV e abre seu aplicativo de streaming favorito.

A personalização também é um ponto forte, pois você pode criar comandos específicos no aplicativo Alexa para ações determinadas. Para configurar a função, basta conectar o Fire TV à sua TV e seguir as instruções de configuração. Além disso, certifique-se de que tanto seu dispositivo Alexa, quanto o media center, estejam na mesma rede Wi-Fi e usando a mesma conta Amazon.

7. Peça para a Alexa responder às suas mensagens

A Alexa oferece a conveniência de fazer chamadas e enviar mensagens de maneira simples, porém eficiente. Para utilizar essas funcionalidades, você precisa entrar no aplicativo para sincronizar seus contatos. Após isso, você poderá realizar chamadas e enviar mensagens sem precisar pegar o telefone, bastando dizer “Alexa, faça uma chamada para [número de telefone]” ou “Alexa, envie uma mensagem para [nome do contato]”. No caso do texto, é necessário ditar a mensagem que você deseja enviar.

8. Crie rotinas

Uma das funções mais úteis da Alexa, e que impacta em várias outras já citadas, é a capacidade de vincular outros dispositivos inteligentes para criar rotinas. O recurso permite automatizar uma série de ações, proporcionando conveniência, eficiência e personalização. Com comandos simples, você pode configurar a Alexa para executar várias tarefas automaticamente em horários específicos, ou em resposta a determinados eventos.

Por exemplo, uma rotina matinal pode ser configurada para acender as luzes, abrir as cortinas, tocar suas músicas favoritas, além de fornecer as notícias e a previsão do tempo assim que você disser “Alexa, bom dia”. Outro exemplo é criar uma rotina de trabalho ou estudo, na qual a Alexa ajusta as luzes para uma iluminação ideal, desliga dispositivos que possam causar distração, e toca música instrumental ou sons ambientes para concentração.

Com informações de Cnet e Tom’s Guide.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet