Guia completo do TechTudo explica o que pode acontecer se você comprar iPhone na Shopee e detalha as políticas de garantia e reembolso da plataforma; saiba tudo

“iPhone da Shopee é original?” Esta é uma pergunta comum entre os usuários que querem comprar o celular da Apple e se deparam com os preços mais baixos praticados pelos vendedores da plataforma, disponível para Android e iPhone (iOS). Infelizmente, não existe uma resposta única. Por ser um marketplace, a Shopee permite o cadastro de diferentes vendedores, que podem comercializar celulares em diferentes condições — desde modelos originais e lacrados de fábrica, passando por smartphones usados e recondicionados até unidades falsas.

Portanto, se você pensa em comprar iPhone na Shopee, deve se cercar de uma série de cuidados. Entre eles estão observar as avaliações do produto atentamente, checar a reputação do vendedor e se informar sobre as políticas de garantia e reembolso da Shopee. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo com tudo o que você deve saber antes de adquirir um celular da Apple no marketplace singapurense. Confira nas linhas a seguir e saiba comprar com segurança.

Tudo que você precisa saber sobre comprar iPhone na Shopee

Veja abaixo o que será abordado neste guia.

  • Como funciona a Shopee?
  • Como saber se iPhone na Shopee é original?
  • O que pode acontecer se eu comprar iPhone na Shopee?
  • iPhone da Shopee tem garantia?
  • Como pedir reembolso em caso de falsificação?
  • Afinal, comprar iPhone na Shopee vale a pena?

Como funciona a Shopee? É confiável?

Fundada em 2015, a Shopee é um marketplace singapurense que comercializa produtos diversos por preços competitivos, o que a tornou especialmente popular entre os brasileiros. A plataforma está disponível na versão web e como aplicativo, disponível para Android ou iPhone (iOS), e permite adquirir mercadorias com frete grátis para todo o país. Os consumidores ainda podem acumular pontos que garantem descontos na compra.

Shopee é um marketplace que vende diferentes produtos, inclusive celulares — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Por ser um marketplace, a Shopee permite o cadastro de diferentes vendedores na plataforma, atuando como uma ponte entre o lojista e o consumidor. Assim, por mais que a Shopee seja uma empresa segura, podem haver vendedores não confiáveis no marketplace. Por isso, antes de comprar, é importante se cercar de alguns cuidados. Entre eles estão observar a reputação do vendedor, avaliar os comentários de compradores anteriores e olhar atentamente a descrição do produto.

Como saber se iPhone da Shopee é original?

É possível, sim, comprar iPhone original na Shopee. Acontece que, na maioria dos casos, o celular não é novo, o que pode justificar o preço mais baixo que desperta a atenção inicial do consumidor. Não se pode excluir, porém, a possibilidade de comprar um produto falso, que imita o design do iPhone, mas é um aparelho de “marca branca” que roda o sistema Android. Para não passar por isso, é importante tomar alguns cuidados básicos, como comparar o preço que consta da Shopee com o de outros e-commerces tradicionais.

iPhone 13 vermelho é um dos aparelhos desejados da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O iPhone 13, por exemplo, pode ser comprado na Amazon por a partir de R$ 4.276, seguindo a tendência de valores do mercado. Qualquer celular da Apple sendo vendido na Shopee por um preço muito abaixo dessa faixa já deve despertar a desconfiança do usuário. Outra tática que pode ajudar é checar as avaliações do produto. É a partir delas que a nota do vendedor é atribuída, determinando sua reputação em uma escala de 1 (muito baixo) a 5 (excelente).

Há ainda a possibilidade de conversar diretamente com o vendedor, na opção “Conversar Agora”. Por meio do chat, você pode fazer perguntas para se certificar de que está tomando a decisão correta ao confiar naquele anúncio.

O que pode acontecer se eu comprar iPhone na Shopee?

Ao comprar um iPhone na Shopee, você pode, sim, receber um produto novo e completamente original de fábrica, desde que o compre de um vendedor confiável. Na imagem abaixo, uma consumidora relata que adquiriu um iPhone 13 no marketplace, e que o celular chegou às suas mãos lacrado, com garantia de um ano confirmada pela Apple. Ela conta ainda que estava insegura para comprar, mas que o vendedor se mostrou fiel às suas explicações.

Avaliação de iPhone 13 comprado na Shopee — Foto: Reprodução/Shopee

Outra possibilidade muito comum em compras na Shopee, principalmente a partir de anúncios com preços “bons demais para serem verdade”, é receber um iPhone falso. Em outras palavras, o aparelho imita a estrutura do celular da Apple, mas vem com sistema Android por dentro. Foi o que aconteceu no caso abaixo, em que o cliente pensou ter adquirido um iPhone 14 Pro Max original, mas acabou recebendo um aparelho de marca branca.

Avaliação sobre iPhone falsificado comprado na Shopee — Foto: Reprodução/Shopee

Existem ainda vendedores que comercializam iPhones originais, mas seminovos. Nesses casos, a descrição do produto costuma apontar que se trata de um smartphone usado. A alternativa pode ser interessante para usuários que são fãs da Apple, mas não podem arcar com os custos de um iPhone novo. De todo modo, é importante se atentar para o fato de que alguns componentes do aparelho podem estar desgastados, como a bateria, e que podem haver avarias no smartphone.

Por fim, há a possibilidade de comprar um iPhone recondicionado. Trata-se de um aparelho que já foi usado e depois devolvido à fabricante, seja para a correção de problemas ou para obter descontos em promoções de troca. O celular, então, é avaliado e, em seguida, reparado por profissionais. O conserto pode abranger a tela ou algum outro componente específico que, durante o uso anterior, sofreu avarias e pode ser substituído.

O problema com os smartphones recondicionados é que eles nem sempre vêm com garantia ou com bateria nova. Isso porque, em alguns casos, a troca de peças pode estar relacionada somente ao componente que sofreu avarias durante o uso pelo dono anterior. Assim, a durabilidade de um celular recondicionado depende muito do estado do produto durante a compra.

iPhone da Shopee tem garantia?

Enquanto as varejistas online mais famosas disponibilizam um ano de garantia ao produto, a Shopee, por ser um marketplace, não se responsabiliza diretamente pelo pedido e deixa a assistência a cargo do vendedor. Assim, para saber o período de troca do iPhone em caso de apresentação de defeitos, é preciso entrar em contato diretamente com o vendedor antes de realizar a compra.

iPhone 11 em evento de laçamento da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

No entanto, a plataforma tem políticas para garantir a segurança do cliente. A principal delas é o método de confirmação da compra, em que o vendedor só recebe o valor pago assim que o pedido for marcado como concluído ou até sete dias após o recebimento. Dessa forma, se o iPhone não for entregue, o valor pago será automaticamente reembolsado ao consumidor. Também é possível solicitar, na página “Detalhes do pedido”, uma única extensão de três dias da garantia se o vendedor ainda não tiver enviado o pedido.

Caso o cliente não tenha recebido o pedido dentro do prazo, mas conste do sistema que ele já foi enviado, também é possível solicitar uma única extensão de sete dias do período de garantia. Ainda assim, se a intenção for cancelar a compra, também é possível fazê-la, sempre dentro do período delimitado na compra do produto, para receber o reembolso do pagamento.

Como pedir reembolso em caso de falsificação?

Se o consumidor notar que o iPhone está com defeito, que é falso ou que não corresponde ao anúncio, poderá solicitar o reembolso do valor investido. Para isso, o primeiro passo é verificar o status do pedido e não confirmar o recebimento, já que todos os produtos estão protegidos pela garantia Shopee, com a liberação do pagamento para o vendedor apenas após o término desse processo.

A Shopee, no entanto, não garante uma troca direta. Sendo assim, o mais indicado é solicitar o reembolso para obter um código de devolução daquele pedido e, depois, reaver o valor pago. Veja abaixo os critérios que tornam a solicitação de reembolso elegível.

  • Não ter recebido o pedido;
  • Arrependimento da compra, conforme o Código de Defesa do Consumidor, se solicitado em até 7 dias após a entrega do produto;
  • Recebimento de um produto incompleto (falta de quantidade ou de acessórios);
  • Recebimento de um ou mais produtos errados (como tamanho errado, cor errada e produto diferente, por exemplo);
  • Recebimento de um produto com danos físicos (amassado, arranhado e quebrado, por exemplo);
  • Recebimento de um produto com defeito (mau funcionamento ou não desempenha conforme o esperado);

Outro ponto importante é que, em caso de compra de eletrônicos, a Shopee determina um prazo de até 30 dias para que a solicitação de reembolso seja feita. Aspectos como as condições físicas do produto são avaliados pela empresa para a tomada de decisão sobre a devolução ou não do dinheiro pago. Além disso, se o comprador enfrentar mais alguma dificuldade no processo, pode entrar em contato direto com a plataforma para obter ajuda.

Afinal, comprar iPhone na Shopee vale a pena?

Após todos os aspectos pontuados, a pergunta que fica é: vale a pena comprar iPhone na Shopee? A resposta é: depende. Se o seu objetivo é adquirir um iPhone novo, original e com garantia Apple, a saída mais segura é comprá-lo por meio da Apple Store ou de varejistas online consagradas, como a Amazon. Os preços lá ofertados são maiores do que os praticados pelos vendedores da Shopee, mas você corre menos riscos de se aborrecer.

No entanto, se você deseja adquirir um topo de linha da Apple usado e por um preço mais em conta, o marketplace pode ser uma escolha interessante. Lembre-se, porém, de conversar bastante com o vendedor e sondar atentamente o estado de conservação do aparelho antes de concluir a compra. Por outro lado, se o aparelho for recondicionado, a saída mais segura é recorrer a plataformas especializadas na comercialização desse tipo de celular, como Trocafone e Trocafy.

Créditos: https://www.techtudo.com.br

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet