O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir um novo alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre, com validade até às 10 horas desta quarta-feira (29). As fortes chuvas têm causado enchente do Rio Acre em Rio Branco e cidades do interior do estado.

A previsão do Inmet é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Rio Acre se aproxima dos 17 metros na manhã desta terça-feira (28) em Rio Branco — Foto: Rafael Dias/Deracre

As instruções dadas são:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nas últimas 24 horas, choveu 16,3 milímetros em Rio Branco. Desde quinta-feira (23), quando as mais chuvas intensas começaram a atingir a capital, já são mais de 276 milímetros, mais do que o esperado para todo o mês de março, que era de 270,1 mm.

O Acre tem quatro municípios que decretaram situação de emergência: Rio Branco, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Em Assis Brasil, o Rio Acre teve uma vazante rápida e já não desabriga mais famílias.

Mais de 38 mil pessoas atingidas em Rio Branco

Segundo Dados da Defesa Civil Municipal, o Rio Acre em Rio Branco marcou 16,86 metros na medição das 9h desta terça-feira (28) e está com 2,86 metros acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

A enchente já atinge mais de 38 mil moradores da capital acreana. Mais de 2 mil pessoas estão desabrigadas e a estimativa é de que o número de desalojados esteja acima de 3,8 mil pessoas.

Pelos menos 36 bairros estão atingidos na capital. Além disso, vários pontos de alagamento e rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos das fortes chuvas. Quinze comunidades rurais estão atingidas, com 3,8 mil pessoas de 963 famílias.

Rio Branco tem 34 abrigos em escolas e no Parque de Exposições Wildy Viana com famílias atingidas pela enchente do Rio Acre e enxurrada dos igarapés. Na manhã desta terça (28), somente no parque estão 105 famílias com 300 pessoas, além de cerca de 80 animais, entre cachorros e gatos.

Com a subida do Rio Acre e o acúmulo de balseiros, a Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte Metálica, foi interditada por volta das 22h dessa segunda-feira (27), em Rio Branco por medida de segurança. Enquanto isso, o tráfego na Ponte Coronel Sebastião Dantas está em mão dupla, assim como na Epaminondas Jácome. (Iryá Rodrigues, g1 AC)

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet