Em uma missão rápida para garantir o melhor atendimento possível aos seis sobreviventes do acidente aéreo ocorrido na manhã desta segunda-feira, 18, no município de Manoel Urbano, o governo do Acre deu início a uma verdadeira força-tarefa de resgate e já começou a transferir os sobreviventes para a capital, Rio Branco. A primeira sobrevivente a chegar ao Pronto-Socorro da capital é a jovem identificada como Suani Camelo, 30 anos, que está em estado grave.

Primeira sobrevivente chegou no início da noite desta segunda-feira, 18, ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Foto: Odair Leal/Sesacre

Conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o resgate aeromédico só foi possível nesta tarde, uma vez que devido à gravidade, era necessário estabilizar os pacientes para garantir um translado seguro.

Jonatha Santiago, médico do Samu, relata como foi o resgate: “Trouxemos primeiro a vítima mais grave que já estava intubada no local e o trabalho todo foi para tentar trazer ela com o mínimo de estabilidade, para poder fazer esse transporte com segurança”, relatou o médico.

Jonatha Santiago, médico do Samu. Foto: Luan Martins/Sesacre

O diretor do Pronto-Socorro de Rio Branco, Lourenço Vasconcelos, explica os protocolos a serem adotados a partir de agora.

“Nossa equipe se preparou e aguardou a chegada dessa paciente que veio com a equipe de resgate aeromédico composta pelo doutor Jonatha, a enfermeira Solange e já iniciamos o atendimento encaminhando ela para o trauma, onde temos cirurgião, enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeutas prontos. De imediato, o médico vai avaliá-la e pedir os exames de rotina como tomografia, ultrassom e raio-x para tomar uma conduta mais assertiva para o caso”, esclarece Vasconcelos.

Resgate foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Foto: Odair Leal/Sesacre

Paralelo ao primeiro resgate, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, também disponibilizou uma outra aeronave para seguir com a transferência dos demais sobreviventes à capital. Ainda na noite desta segunda-feira, 18, devem chegar à Rio Branco os sobreviventes Valdir Roney de Souza Mendes, 59 anos (Piloto); Amélia Cristina Rocha, de 28 anos; e Bruno Fernando dos Santos, 36 anos, que também estão em estado considerado grave. Os pacientes avaliados em situação de estabilidade – Mateus Jeferson Fonte, 26 anos e Delisiane Salomão Calisto, 15 anos – serão transladados via terrestre em ambulâncias equipadas.

Conforme nota oficial divulgada pelo governo do Acre, o avião de pequeno porte, modelo Cessna Skylane, caiu a 1 km da cabeceira da pista de Manoel Urbano, em uma área de difícil acesso. As informações foram confirmadas pelo Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e Polícia Militar. O avião estava saindo de Manoel Urbano com destino a Santa Rosa do Purus.

O empresário peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega não sobreviveu.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet