Governador Gladson Cameli (PP) empossou nesta quarta-feira, 01, a delgada de policia Civil Aposentada, doutora Márdhia El-Shawwa como nova secretária de Estado da Mulher, durante solenidade realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco. Ela já exerceu outros cargos, entre os quais o de secretária adjunta de Segurança Pública.

Segundo o governador, assegurar o direito das mulheres e lutar contra a violência doméstica, principalmente o enfrentamento ao feminicídios, estão entre as prioridades da atual administração estadual. “A criação da Secretaria da Mulher é um compromisso nosso com todas as mulheres. Queremos deixar para trás estatísticas que não são favoráveis e tornar o Acre um lugar seguro para que as mulheres possam viver em paz”, afirmou Gladson.

Delegada aposentada, Márdhia El-Shawwa atuou durante muitos anos na defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade social. A gestora enumerou ações que serão realizadas nos primeiros cem dias de governo. “Vamos fortalecer nossos núcleos do interior e inaugurar três unidades da Casa Mulher Brasileira, além de transversalizar nossas políticas para as mulheres”, informou.

A vice-governadora reafirmou o empenho do Estado em prol da população feminina. “Esperamos que a criação desta secretaria seja um marco no combate à violência contra a mulher. Temos um trabalho que será desenvolvido a curto, médio e longo prazo, para que possamos superar esta situação”, disse Mailza.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Geovana Castelo Branco, parabenizou a iniciativa do governo do Estado. “Hoje é um momento de comemoração. Precisamos avançar com políticas públicas que sejam eficazes e ajudem as nossas mulheres”, declarou.

A solenidade também foi marcada pela assinatura do termo de compromisso para implantação do Programa Acolhe, do Instituto Avon. A iniciativa está presente em mais de 300 municípios brasileiros e oferece assistência gratuita às mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes.

“No ano passado, acompanhamos mais de 500 mulheres e dependentes. Oferecemos hospedagem temporária em hotéis, assistência social, psicológica e jurídica para essas mulheres”, explicou Daniela Marques, representante do Instituto Avon.

A cerimônia contou com a presença da defensora pública-geral do Estado, Simone Santiago; da procuradora de Justiça, Rita de Cássia Nogueira; a procuradora de justiça do Ministério Público do Acre, Patrícia Rêgo; a líder do governo na Assembleia Legislativa, deputada Michelle Melo (PDT); a vice-presidente da Fieac, Raimunda Holanda e o desembargador Júnior Alberto.

Sebrae em festa

Nesta quarta-feira, 1°, um café da manhã foi realizado para celebrar os 32 anos do Sebrae-Acre. O evento contou com a participação do governador Gladson Cameli (PP) e da vice-governadora Mailza. O governador parabenizou a trajetória de sucesso do Sebrae e aproveitou para agradecer as parcerias firmadas com o governo do Acre.

Fundamental

Gladson lembrou que o Sebrae tem um papel fundamental no desenvolvimento do nosso estado, principalmente no apoio aos pequenos empreendedores. Ele destacou a ajuda que a instituição deu nos últimos anos, na organização da Expoacre e Expoacre Juruá.

Fortalecimento

Marcos Lameira, atual superintendente regional da instituição, destacou a principal atividade realizada em prol da economia. “Nestes últimos 32 anos, o Sebrae consolidou seu trabalho de fortalecimento dos pequenos negócios, que representam 97% das empresas locais e que geram mais de 70% dos empregos”, enfatizou.

Expertise

O presidente do conselho deliberativo da instituição, Assuero Veronez, pontuou que o Sebrae seguirá trabalhando na construção de um estado próspero e com mais oportunidades para os acreanos: “O Acre precisa gerar emprego e renda para as pessoas que aqui moram e o Sebrae, com toda sua expertise, tem total condição de contribuir nesse processo”.

Fios de cobre

Vereador Rutênio Sá (PP) falou, na sessão de quarta-feira, 1º de março, sobre os furtos de fios de cobre na capital acreana nos últimos meses. O parlamentar progressista lembrou que já apresentou na Casa Legislativa o Anteprojeto de Lei que trata sobre a questão.

Anteprojeto

“Essa já é uma pauta que venho abordando desde o final de 2021 e início de 2022, ocasião em que apresentei um Anteprojeto de Lei que, dentre outras coisas, dispunha sobre a investigação aos receptadores dos fios furtados. Além disso, solicitei nesta Casa uma ronda ostensiva no período noturno no Centro da cidade, onde esses delitos são mais frequentes”, disse o vereador.

Repressão

Rutênio pediu efetividade nas ações da Segurança Pública. “Semana passada vários acidentes ocorreram devido os problemas nos semáforos. É preciso que algo efetivo seja feito e com urgência. Essa é uma pauta que volta e meia aparece na Câmara. Todos os vereadores já trataram sobre esse assunto aqui, o momento agora é de encontrar uma solução”, falou.

Entrevista

A Comissão de Obras Públicas e Transporte da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), se reuniu na manhã desta quarta-feira (1), para debater a situação da BR-364. O presidente da comissão, deputado André Vale (Podemos), que conversou com este colunista no programa Entrevista da Tarde, nesta quarta-feira, ao vivo, na TV Rio Branco-Cultura, ressaltou que praticamente todos os parlamentares utilizam a BR 364 semanalmente e constatam a precariedade da estrada.

Pode fechar

“Nos reunimos hoje porque estamos muito preocupados com a situação precária da BR-364. Estamos falando de uma estrada que é um sonho de todo acreano, um sonho que se iniciou lá atrás e que hoje corre o risco de acabar a qualquer momento com o possível fechamento da mesma”, alertou o deputado ao ser entrevistado, na TV Rio Branco-Cultura.

Apoio da bancada

“Nós vamos buscar apoio junto a bancada federal para garantir recursos para a manutenção da BR 364. Se a gente não tomar providências agora, essa estrada vai fechar, ela está muito danificada. Nós vamos à Brasília para tratar desse assunto. Nós precisamos dar uma resposta para a sociedade, vamos bater na porta dos ministérios. O Acre pede socorro, a BR 364 pede socorro”, acrescentou o deputado.

Reivindicação

Deputado Afonso Fernandes (PL), apresentou, na sessão desta quarta-feira, 01, indicação ao governo do Estado solicitando a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal na região do Alto Acre. O parlamentar frisou que a instalação de uma unidade do IML no Alto Acre é uma reivindicação antiga da população local. Ainda de acordo com ele, o IML se faz necessário dada a demanda populacional dos municípios da região.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet