O acreano do “pé rachado’, sabe de todos os alimentos que são possíveis fazer com a macaxeira desde a tapioca, beiju, pé de moleque, tucupi, bolo entre outros, mas nem todo mundo sabe o trabalho que dá para que a matéria prima seja produzida até dar origem a todas essas iguarias. O produtor Leandro Medeiros que o diga.

“O produtor arranca a mandioca, a gente pega, a indústria paga por quilo hoje. Então a gente tem essa parceria do caminhão da secretaria que está cedido pra associação trazer até a agroindústria. Ela chega, passa pelo processo de retirada da sujeita, pelo processo do descascamento, vem pro processador e aí passa para a área limpa, de onde é destinada ou pra tirar a goma ou fazer a farinha”, explicou.

(Foto: Marcos Araújo / Assecom)

Atualmente em Rio Branco, todo esse trabalho, está sendo dividido com o poder público, por meio da assistência técnica, mecanização, calcareamento e adubação, para garantir uma produção de qualidade.

“A gente tendo ajuda da prefeitura, o apoio que a gente precisa aqui na zona rural, a gente tem sim como manter as plantações sem fogo. Tendo o maquinário, a mecanização, a gente produz com o adubo, com a ajuda do calcário para tirar a acidez da terra. Eu já estou vendo o resultado”, disse o produtor rural Osias Ferreira.

O resultado disso é a satisfação do produtor como bem disse José Francivan.

(Foto: Marcos Araújo / Assecom)

“Minha família todinha que eu sustento, né? Aí tem também o cara que pega a goma que vive disso. Então é muita gente que é beneficiada através desse projeto que nós fizemos aqui. E tem dado certo, graças a Deus”, enfatizou.

Para celebrar o sucesso do cultivo da macaxeira na capital, a Prefeitura de Rio Branco e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) vão promover o 1º Festival da Macaxeira, que já começa nesta quarta-feira (26), a partir das 18h, e segue até o próximo sábado, dia 29 de junho, na Praça da Revolução, com escolha da rainha da produção, sorteios de prêmios, comidas típicas e shows com bandas locais e nacionais. De acordo com os organizadores, o evento é uma celebração ao sucesso de toda a cadeia produtiva dessa cultura que faz parte da tradição gastronômica do acreano.

(Foto: Marcos Araújo / Assecom)
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet