Coibir os ilícitos ambientais, integrar os órgãos de comando e controle e atuar de forma unificada estão entre as estratégias do governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e dos demais órgãos que fazem parte da agenda ambiental.

A Força-Tarefa pela Proteção Ambiental foi lançada nesta sexta-feira, 28, para reforçar as ações integradas em todo o estado do Acre. Na oportunidade, foi apresentado o Plano Estadual de Comando e Controle que elenca as estratégias de enfrentamento ao desmatamento e queimadas.

Dentre os objetivos da força-tarefa estão:  reduzir o desmatamento e as queimadas ilegais no Acre; monitorar continuamente a cobertura florestal, por meio de ações imediatas dos órgãos de fiscalização; intensificar as ações de fiscalização, áreas embargadas, autos de infrações lavrados; além de identificar e responsabilizar os autores responsáveis, realizar apreensões e outros.

Criada a partir do desdobramento do decreto de emergência ambiental, válido entre os meses de julho e dezembro, a ação visa intensificar, por meio de um sistema integrado de governança, as ações de prevenção e combate aos ilícitos ambientais.

Vice-governadora Mailza falou sobre a importância da operação. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

A vice-governadora Mailza falou da importância da operação e da integração entre os órgãos e instituições governamentais.

“Essa é uma causa necessária. Precisamos reprimir e combater as queimadas e o desmatamento, bem como atuar na educação e prevenção. Se agirmos com rigor, teremos resultados ainda melhores. Essa iniciativa da secretária Julie junto às demais instituições representadas foi um pedido do governador Gladson Cameli, que tem muita preocupação com a pauta ambiental”, afirmou.

Secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, disse que a força-tarefa vai trabalhar de forma unificada para coibir os ilícitos ambientais. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, disse que a força-tarefa visa a integração das instituições do governo em prol da integridade ambiental e reforçou:

“Sabemos que esse é um período crítico de seca, e a nossa atuação para coibir o desmatamento, queimadas e demais ilícitos precisa ser integrada. Por isso, estamos junto às instituições de segurança, meio ambiente e secretarias com a visão de que a agenda de meio ambiente é transversal. Atuar em união foi um pedido do nosso governador. Estamos promovendo a educação e regularização ambiental, demonstrando que é possível conciliar produção e preservação. Nesse momento, vamos entrar mais forte com as ações de comando e controle com essa força integrada.”

Após o lançamento da força-tarefa, representantes do governo se reuniram na Sala de Situação. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Silva, disse que força-tarefa é o início de um enfrentamento onde vários órgãos atuam juntos.

“A Semapi e todas as agências ambientais fiscalizadoras e orientadoras vão a campo, tanto na parte de prevenção e educação como também de repressão. Queremos coibir, tentar mitigar, minimizar os efeitos que causam as grandes queimadas, desmatamentos nas áreas que são passivas e que têm, infelizmente, ação do homem”.

Ação integrada conta com a participação de diversos órgãos de governo e ligados à agenda ambiental. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Estão envolvidos ativamente na ação de enfrentamento o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBM/AC), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Unidade de Coordenação do Projeto REM Acre.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet