Após atingir crescimento recorde na pandemia, o número de divórcios nos cartórios do Acre caiu 22,6% nos 11 primeiros meses de 2022, comparado ao mesmo período no ano passado. É o que aponta um levantamento divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Colégio Notarial do Brasil (CBN), que reúne as informações dos cartórios de notas de todo o país.

Entre janeiro e novembro deste ano foram registrados 171 divórcios em cartórios no Acre. Já no mesmo período no ano passado foram 221 casos no estado – maior número da série histórica iniciada em 2007. Esse recorde ocorreu em meio ao auge da pandemia no país, que obrigou a adoção de medidas de isolamento social por boa parte dos governos em território nacional.

Conforme os dados, os meses com maiores quedas na comparação com o ano passado foram abril, setembro e novembro.

Na comparação entre os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, primeiro ano da pandemia, quando foram registrados 167 divórcios, houve aumento de 2,4% nos divórcios.
Já entre o primeiro e o segundo ano da crise sanitária da Covid-19, também levando em consideração o período de janeiro a novembro, houve crescimento de 32,3% nas dissoluções de casamento no estado.

Divórcios em 2021

Em todo o ano de 2021, 236 casais se divorciaram nos cartórios do Acre, segundo dados do CBN. Já em 2020 foram realizados 186 divórcios, o que representa um aumento de 27%.

Os números do estado foram considerados pelo CNB como ‘acentuados’. Além do Acre, apareceram na lista o Amapá (33%), Pernambuco (26%), Roraima (19%) e o Distrito Federal, que liderou o crescimento dos divórcios no ano passado, com uma alta de 40%.

Mais de 80 mil casais se divorciaram nos cartórios do Brasil em 2021 – um número recorde, segundo o CNB. De janeiro a dezembro, foram 80.573 divórcios, uma alta de 4% em relação aos 77.531 registrados em 2020 e o maior número da série iniciada em 2007 (quando foram anotados 22.195 divórcios nos cartórios).

Divórcio online

A possibilidade de realização de divórcio online pode ter dado impulso a esse movimento. Segundo a presidência do CNB, os divórcios extrajudiciais – aqueles realizados em cartório de notas, sem a necessidade de se recorrer à Justiça – já vinham crescendo ano a ano.
Em julho de 2020, em meio à crise da Covid-19, a plataforma e-Notariado passou a permitir a realização da maior parte dos atos notariais de forma remota – incluindo divórcios. (G1 Acre)

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

In that case, these parameters will be relevant in predicting the outcomes of cyber events. mostbet In conclusion, Mostbet Kenya sticks out as a comprehensive online gambling platform. jarayon Mostbet Partners offers the newest products and top-notch creative marketing tools. mostbet siz You can contact our experts and get an instant response in Bengali or English. mostbet